sábado, 13 de julho de 2013

Trabalhando com CHARGES - Plano de Aula: Continentes e Oceanos


CONTINENTES E OCEANOS

Essa é especialmente para você, Professor, que é leitor desse Blog. Um Plano de Aula diferenciado, com a proposta de aplicação de charges aos alunos e a posterior discussão com os discentes em sala!

Objetivos
Trabalhar os conceitos de região, território, sociedade, natureza, cultura, continente e oceano. (conceituais)
Identificar no mapa os diferentes continentes; discutir em sala como ocorreu o processo de colonização e formação dos Estados Nação. (procedimentais)
Entender que o processo de exploração ainda acontece; mostrar aos alunos valores humanos e o respeito às diferenças culturais. (atitudinais)

Questão 1

Durante vários séculos o continente africano foi explorado por colonizadores estrangeiros e até hoje sofre as consequências das intervenções do imperialismo europeu. Mediante esta introdução e a ilustração abaixo, responda as questões:

www.infoescola.com/historia/imperialismo-na-africa

a) Quais são os países que estão “puxando” para si uma parte do continente africano?
b) Qual o objetivo dessas nações está explícito na charge?
c) Quais as consequências inerentes desse processo de repartição do território africano?

Questão 2
A ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) e o MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), são blocos econômicos criados com o objetivo de eliminar as barreiras comerciais estabelecidos pelos governos das américas e promover um melhor desenvolvimento econômico dos países membros. Porém, na prática estes blocos ainda não conseguiram atingir os seus principais objetivos. Após esta breve introdução e observando a ilustração a seguir, responda:

http://generosemdebate.blogspot.com/2010/12/o-que-%C3%A9-uma-charge.html

a) Em sua opinião, porque a ALCA e o MERCOSUL, ainda não conseguiram atingir seus principais objetivos?
b) Por que na charge acima, o personagem caracterizado pelas cores da bandeira dos Estados Unidos, aponta para a América do Sul e pergunta “... aqui nossa colônia, certo?” sendo que o Brasil não foi colônia dos EUA?
c) Por que os países da América do Sul são menos desenvolvidos do que os da América do Norte?

Um comentário: