quarta-feira, 24 de julho de 2013

Clima x Tempo


Clima e tempo são dois conceitos que, apesar de diferentes, são frequentemente usados de forma errônea ou confundidos na linguagem coloquial, e por vezes também nos meios de comunicação.

Clima é, basicamente, a sucessão habitual dos tipos de tempo, analisados num período de 30 anos, sendo estes definidos pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM). Assim, podemos considerar o clima como um padrão do tempo em determinada região durante as estações do ano, ou uma estatística de quantidades relevantes de mudanças do tempo meteorológico (variações de superfície como temperatura, precipitação e vento) num período de tempo. O clima é estudado pela Climatologia.

Já tempo é um conceito mais coloquial, relacionado com a combinação passageira e temporária de elementos da atmosfera, tais como a chuva, a pressão atmosférica, os ventos, dentre outros. O tempo pode mudar de um dia para o outro, de uma hora para outra, e tem duração máxima de 15 dias. A Meteorologia é a ciência responsável pelo estudo do tempo.


É importante notar que, embora o tempo seja um conceito bastante momentâneo, através de sua periodicidade em determinadas épocas (estações ou épocas do ano em que chove mais, em que o calor é mais intenso, etc) é que se determina o clima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário