sábado, 13 de julho de 2013

Ásia - Clima, Vegetação e Relevo


Se analisarmos mapas de clima, relevo e vegetação podemos perceber que eles se relacionam. Algumas afirmações, por exemplo, dizem que "a vegetação é o espelho do clima!" É impossível não relacionarmos também uma área montanhosa ao seu clima ameno...

E quando o assunto é o território asiático, essa realidade não muda. Graças ao seu imenso território, a diversidade natural é muito grande!


Vamos, então, tentar desvendar um pouco dessa terra gigante!

O CLIMA
Retirado da Obra: Expedições Geográficas (2009) - página 149 (9°ano)


A VEGETAÇÃO
Retirado da Obra: Expedições Geográficas (2009) - página 149 (9°ano)

O RELEVO
Retirado da Obra: Expedições Geográficas (2009) - página 150 (9°ano)

Viu com o auxílio dos mapas, como a diversidade natural é marcante nessa terra gigante? 

10 tipos de clima (Equatorial, Tropical, Subtropical, Desértico, Semiárido, Mediterrâneo, Temperado, Frio, Frio de Alta Montanha e Polar); 

10 tipos de vegetação (Floresta Tropical e Equatorial, Floresta Temperada e Subtropical, Tundra, Savanas, Floresta de Coníferas (Taiga), Vegetação Mediterrânea, Pradarias, Estepes, Deserto e Vegetação de Altitude); 

relevo é bem distribuído, com planícies (como a da Sibéria Ocidental; da China), planaltos (como o do Pamir ("o telhado do mundo"); da Arábia; do Decã; do Tibete), depressões (mares de Aral, do Cáspio e Morto (maior depressão do mundo - 395 metros abaixo do nível do mar)) e montanhas (como o Monte Everest).

Vale ressaltar algumas considerações sobre esse ambiente natural da Ásia:
  • Os Oceanos Índico, Pacífico e Glacial Ártico banham o continente!
  • A vegetação de Tundra está relacionada região de clima polar no norte da Ásia (Região de "terras baixas")!
  • Cordilheira do Himalaia (maior cadeia montanhosa do mundo, em altitude, e onde se localiza o Monte Everest - 8.848 metros de altitude) carrega também um clima frio de alta montanha e vegetação de altitude!
  • Predominam Florestas de Coníferas (Taiga) no norte, sendo o clima característico o Frio. O relevo se caracteriza por sua altitude entre média e baixa!
  • Os climas Desértico e Semiárido se relacionam a vegetação de Deserto e de Estepes e se localizam em regiões de planaltos. Destacam-se o Deserto da Arábia e o Deserto de Gobi.

4 comentários: