quinta-feira, 5 de junho de 2014

Brasil, o país da impunidade???


Dados do Centro Internacional de Estudos Prisionais (ICPS), situado em Londes, Inglaterra, afirmam que o Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo. Isso mesmo, a TERCEIRA!

Estamos atrás apenas dos EUA e da China, e de acordo com essa pesquisa, ultrapassamos a Rússia, país que estava a nossa frente no último censo realizado.

Enquanto que os estadunidenses abrigam  cerca de 2,2 milhões de presos e a China 1,7 milhão, o Brasil possui entre presos de regime fechado e prisão domiciliar, atualmente, por volta 715 mil presos!

Todavia, engana-se quem acha que o número de presos representa um aumento na segurança no país! Pra se ter uma ideia, segundo o Departamento Penitenciário Nacional, de 1990 a 2012, a quantidade de encarcerados cresceu 511%. Chegou a cerca de 550 mil no ano passado. O que a sociedade ganhou com isso? Nada. Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de assassinatos saltou de 31.989, em 1990, para 52.260, em 2010. Aumento de 63%.

A se ressaltar que do total de presos, 65% não chegaram a completar o ensino fundamental e os negros e pardos correspondem a 54%.

O problema é amplo e deve ser encarado com seriedade pelos órgãos competentes, principalmente pelo Poder Judiciário. O preso é um mau negócio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário